quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Eu quero ser quando crescer

Vamos falar sobre não ser mais criança.
É possível?

Todos gostam de comparar gerações e infâncias.Por que será?

Por que será que ninguém quer deixar a infancia pra lá?
Por que alguém iria querer deixar a infância enterrada?
Por que será que sempre dá essa nostalgia quando voce lembra de algo que fazia?

Quando paramos de fazer perguntas?
Quando crescemos o suficiente pra aprender a mentir?
Quando aparece a vergonha?A noção?
Quando voce já está educado?

Freud diz que todo o seu ser é formado na infância,seus gostos,educação,problemas,alegrias,fascínios.
Voce concorda?
Voce hoje ainda se levanta e vai fazer um novo amigo?Voce hoje considera a boa vontade suficiente para manter uma amizade?
Voce chora na frente de todos ou se esconde?Voce aprendeu a chorar baixinho ou é natural?

Voce sorri como quando era criança,eu aposto.Eu aposto que o seu sorriso hoje é resultado de um dente de leite que caiu,a vergonha sentida pela primeira vez,e a sua espontâneidade aparecendo.
Eu aposto que tudo o que voce faz como adulto já foi pensado previamente quando criança.Eu aposto que voce ainda se lembra de quando chorou na escola.Eu aposto que voce se lembra das brigas com irmãos e,passado um minuto da briga,de voces brincando juntos de novo.Eu aposto que se voce não tem irmãos,voce já pensou em ter,mas daí pensou nas vantagens de ser filho único e lembrou daquele amigo que estava sempre lá,de qualquer jeito.

Eu aposto que voce assisti seus antigos desenhos infantis e analisa-os com outros olhos,mas mata se falarem mal de algum deles.
Voce assisti os novos e não percebe nada disso,não analisa nada.

Voce se lembra de como foi indiscreta em perguntar algo,ou da gafe enorme que voce fez falando com um tio seu.
Voce se lembra de filmes que agora considera muito adultos pra ter assistido.Voce se lembra de abraçar seu pai e dizer "eu te amo" sem pestanejar,mas hoje guagueja,apesar do amor continuar igual.

Voce se lembra de dizer isso como se essa fosse a chave mestra pra abrir qualquer porta e deixar alguem passar.Porque voce nunca queria entrar,voce deixava entrarem.
Voce hoje pensa em voce como ingênua.Será que era?Ou hoje é voce quem é ingênua duvidando do poder em deixar entrarem no seu coração?

O que voce quer ser quando crescer?Por que deixam de te perguntar isso?
Será que deveriam deixar de perguntar?

Não acho justo que parem de perguntar.

Eu hoje quero ser psicóloga,mas depois minhas aspirações estarão acabadas?Estarei feita na vida?
Está errado.Estão errados.
Depois eu irei querer ser mãe,cunhada,dona de casa,bailarina,cozinheira,esposa,jornalista,caipira,italiana,uma árvore.
A vida estará feita em mim.Eu não estarei feita na vida.
Se eu fui feita quando criança,ainda há muito da minha criança em mim.
É ela que me faz gostar de abraços.É ela que me faz sorrir e rir,e depois de chorar prometer que algo vai mudar.É ela que se distrai da ideia de ter vingança ou de ficar brava.

É clichê,mas é verdade.Voce é sim a mistura da criança e o adulto.Voce não quer deixar pra lá,porque é quem voce é.
Se voce quer deixar pra lá é porque não gosta de quem é.


A criança em mim não guarda mágoas,a adulta em mim pensa cautelosamente.
É a criança em mim que perdoa,no fim.
É a adulta em mim que me impede de ficar machucada de novo.
Ou é a criança que já aprendeu da primeira vez e agora não dói tanto?

São sempre os adultos os sérios.São os adultos que guardam na mente o que tem pra se lembrar,enquanto a criança em mim guarda tudo no coração.
A vantagem de ser adulto é a memória e a habilidade em organizá-la.A vantagem em ser adulto é ser criança e ter aprendido o suficiente pra aprender melhor agora.

Eu sou uma criança adulta.
E está tudo bem.
Está tudo bem enquanto eu não for uma adulta criança,porque essa aí...essa aí não sabe lidar com a vida,ela não sabe brincar.
Eu sou uma criança adulta,brinco com a vida e as vezes perco.
O que quer dizer que tantas outras eu ganho.
Porque eu sei brincar.
Porque eu ainda quero ser quando crescer.
E voce?

Nenhum comentário:

Postar um comentário