quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cadê a harmonia?

Nos filmes, a vida das pessoas sempre é acompanhada por uma trilha sonora.Cada momento tem sua música própria, a melodia vai crescendo e voce se sente sendo influenciado pelo som.
Mas alguém presta atenção na letra?
E se a música fosse muito rápida,mas se tratasse de amor?E se por um acaso a música fosse simples,com um ritmo comum, mas expressasse um sentimento complexo?Poderia também ser uma letra brega, mas a melodia é leve e voce quer cantar junto...

Eu tenho minha cota de trilha sonora também,mas o problema é:
não são todas as vezes que eu consigo a música certa,nem que acerto na sequência de músicas.

Ás vezes meu vocabulário é curto demais e as palavras se repetem, mesmo que o que eu sinta dessa vez seja novo,desconhecido.
Há momentos em que nem sonhos, nem poemas, palavras,citações...nada consegue traduzir a melodia que está tocando em voce.
Voce tenta anotar, transformar, colocar tudo em estatísticas e tirar algo de lógico.

O melhor é uma música que conte o que voce pensa ou uma que tire de voce o que sente?Não é estranho como por vezes voce acha uma música perfeita pra expurgar seu sentimento, e em outras só a letra te satisfaz? São raras as vezes em que as duas coisas coincidem.

Cadê a harmonia?
Por que sua trilha sonora é essa bagunça? Pra complicar um pouco mais, a letra interfere no que voce sente, e o que voce sente muda o jeito de interpretar a letra. Uma coisa muda exponencialmente a outra.

Sempre tive esse jeito complicado de querer fazer minhas metáforas com números e probabilidades.Vê?Não tem harmonia.

Mas pensando bem agora, é melhor que nem tudo seja harmonioso. As coisas se equilibram melhor assim.
Contraditório? Analisando com atenção voce percebe que não. Se todas as melodias e letras se encaixassem a sua trilha sonora seria exagerada, de mau gosto. É bom poder ter o balanço que a falta de harmonia entre os componentes gera. Te dá tempo pra misturar as coisas, sem tender demais para um lado.

Músicas harmoniosas ficam reservadas pra quando voce precisa  de algo pesado demais, ou leve demais, sem necessidade de segundas intenções ou análises.

A minha trilha sonora está tão eclética no momento que não tem muito espaço pra harmonia. Em um momento ou outro, eu me pego ouvindo um som, baixo ou alto, vindo de mim, e quando percebi a letra está toda aqui, na minha cabeça,encaixada.
Essa música pode esta tocando no rádio, no novo cd de alguém, ou ser completamente minha.Ouço e fico encantada.
Mas a música acaba tão logo começa e eu me sinto bem melhor assim.

O resto eu vou levando com a playlist de sempre,esperando,não,sabendo, que em breve outra música vai chegar e harmonizar perfeitamente comigo, sem cálculo de probabilidades ou dissecamento de sons.Essa eu guardo numa pasta só minha, pra usar no clímax dessa cena.
É,cena, porque a vida não é um filme.A vida é composta de milhares de filmes diferentes,com gêneros diferentes e atores variados.Com um diretor onisciente, uma roteirista parcial e uma trilha sonora classificada no "aleatórias".

E ninguém está correndo pro aeroporto.OI?

Um comentário:

  1. Talvez nem tudo seja harmonioso porque é mais bonito, e faz mais (ou menos?) sentido assim... Talvez a harmonia seja só o ponto de vista *clichê*
    É melhor mesmo usar a mesma playlist de sempre, " sem cálculo de probabilidades ou dissecamento de sons"

    ResponderExcluir