sábado, 19 de março de 2011

E as cantigas...

 Gostaria de discutir com voces algumas cantigas...

"Atirei o pau no gato-to,mas o gato-to não morreu-reu-reu"

Pera aí.
Eu atirei o pau no gato-to?
Sou má?E gaga?

"Ele não morreu-reu-reu".
Informação incompleta que deixa espaços pra diversas interpretações.Teria ele conseguido se esquivar?Teria sido acertado,mas não morreu?Estaria ainda vivo mas com as ideias meio embaralhadas?


Não me admira que as vezes eu sinta um instinto violento de atirar meu estojo,tesoura tijolo,ou qualquer coisa que eu tenha em mãos,na cabeça do coleguinha.Não é minha culpa,"tia".
                                        
                                                                      ***
"A canoa virou,pois deixaram ela virar.Foi por causa de "Fulana" que não soube remar."

Olha aí as criaças tendo que lidar com o sentimento de culpa desde cedo.Acho justo,afinal,quando voce cresce descobre que num curto espaço de tempo tudo pode dar errado,e num espaço de tempo menor ainda,todos culpam voce.
                                                                ***

"Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar,eu tirava a "Fulana" do fundo do mar"
ATIRARAM A FULANA NO FUNDO DO MAR.Pelo menos essa alma caridosa a tiraria de lá,se soubesse nadar.


Mafiosos,psicopatas e hidrofóbicos,processem seus educadores.Te ensinaram desde cedo a jogar os "culpados" no fundo do mar.
                                                                   ***
"Eu vi uma barata na careca do vovô.Assim que ela me viu,bateu asas e voou.Seu Joaquim-quim-quim,de perna torta-ta"
Não vou comentar do descaso com os idosos.E nem da gagueira que parece estar presente em todas as cantigas.
                                                                  ***

"Boi,boi,boi.Boi da cara preta,pega essa criança que tem medo de careta"

Bem,agora ela não tem só medo de careta,tem medo de bois também.Parabéns,srs Pais,seu filho não andará mais sossegado na fazenda de um tio.E mais:
"Dorme,Nenê, que a Cuca vai pegar,papai foi pra roça,mamae foi trabalhar"A Cuca ta vindo,voces sairam,e eu tenho que dormir?É isso mesmo?



                                                                
                                                               ***
"Fui morar numa casinha- nha
Infestada- da de cupim- pim- pim
Saiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa- xá
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim:
Smack! Smack"

Primeiro:que onomatopéia é essa?Smack?O que no mundo faz smack?uma lagartixa

Segundo: só pobre sabe o verdadeiro sentido dessa musiquinha.Pros ricos teria que ser
"Fui morar numa casinha que custou muito din-din.Saiu de lá,um poneizinho,olhou pra mim,olhou pra mim,e fez assim:onomatopéia de pôneis."

Terceiro:olha a gagueira aí de novo.
                                                                  ***

"Dona aranha subiu pela parede,veio a chuva forte e a derrubou"

Intertextualidade de cantigas.Ela provavelmente deve morar na casa cheia de cupins.Comeram até teto da casa,logo,a chuva entra e a derruba.
                                                               ***

"Eu vi o sapo na beira do rio.Não era sapo,nem perereca,era o Fulano,só de cueca."
Uma palavra: bullying.

                                                                             ***

"Fui no mercado,comprar café,veio a formiguinha e subiu no meu pé."E logo depois "Fui no mercado comprar batata roxa,veio a formiguinha e subiu na minha coxa.Eu sacudi,sacudi,sacudi,mas a formiguinha não parava de subir"

Sugestão:troque de mercado.Esse aí precisa de um inspetor de higiêne pra ontem.

                                                                      ***

E pra não dizerem que sou totalmente crítica com cantigas:

"Pombinha branca,que está fazendo?Lavando roupa pro casamento."
Está noiva.Que lindo.E é pobre.Ela mesma faz suas roupas.


"Passou um moço,de terno branco,chapéu de lado,meu namorado"
Mas hein?E o noivo?

"Mandei entrar,mandei sentar."
O que???Na própria casaaaaa!

"Cuspiu,no chao,limpa aí seu porcalhão,tenha mais educação"
Uma pessoa louca.Entra na casa dos outros e cospe no chão.
Mas bem feito pra pombinha que mais tarde iria morar no Cortiço  , quem mandou deixar entrar um desconhecido, chamar de namorado,e isso tudo na véspera do seu casamento.
Se ferrou!!!
Sorte a sua que também não te roubou,viu,porque né...hoje em dia..o mundo não tá mais pra essas coisas...


3 comentários:

  1. Gagueira sempre presente nas cantigas! HASDUHADSIUASD Adorei, Estela, ri muito. XD
    parabéns! E agora todos sabemos de onde vem o "instinto violento de atirar meu estojo,tesoura tijolo,ou qualquer coisa que eu tenha em mãos,na cabeça do coleguinha." XD

    ResponderExcluir
  2. "Dorme,Nenê, que a Cuca vai pegar,papai foi pra roça,mamae foi trabalhar"A Cuca ta vindo,voces sairam,e eu tenho que dormir?É isso mesmo?

    sem contar que a MÃE trabalha e o Pai foi pra roça.. fazer o que? [tenso]

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    sim sim simmm
    o Pai ta na roça,literalmente
    sauhsuahs

    ResponderExcluir