segunda-feira, 7 de março de 2011

A sua voz...

A sua voz muda dependendo de com quem você for falar?
Não estou dizendo com isso,que você tenha um distúrbio na voz,não,apenas estou expondo uma curiosidade minha.
Por que eu digo isso?
Quando vou falar com um professor,inconscientemente minha voz muda,meu tom fica mais...baixo,não o volume,o tom que uso.Parece que fica bem mais sério e respeitoso,submisso.
Faça o teste.Diga em voz alta,como se fosse dizer para um amigo:
"Aquela palavra não está escrita errada?

Bem,foi bem normal.

Agora diga como se você estivesse dizendo para um professor seu,de preferência um bem intimidador.
"Professor,aquela palavra não está escrita errada?"

Sim,eu acrescentei a palavra "professor",mas  isso porque estaríamos falando com um,se quiser pode tirar,pra ver como fica.

Mudou a voz,não é?
Pois é,eu tenho reparado nesse fenômeno à algum tempo.

Veja um outro exemplo:

Quando você tem que fazer a maravilhosa tarefa de ir ao supermercado pra sua mãe,e precisa pedir para o açougueiro,ou padeiro,o que você deseja,a sua voz mantem-se no tom normal?

Você chega para o padeiro e diz "Me vê seis pães,por favor",com o mesmo tom que você usa para falar com seus amigos sobre uma  novidade?
Não,você não usa o mesmo tom.
Na sua mente pareceria estranho,inadequado,quase mal-educado,se você usasse o mesmo tom de voz.

Como se não bastasse isso,essa coisa inconsciente de mudar a voz,você ainda se preocupa com o que falar.
Devo dizer "6 pães",direto,afinal  atendente sabe que estou ali pra isso,não á passeio?
Devo colocar um simpático "Oi" antes de dizer que quero 6 pães?"Oi,por favor,6 pães"?
Devo cumprimentá-lo,perguntar de sua saúde,filhos e indignar-me com o tempo?

Nem começo a falar de porque as pessoas usam o "Me vê tanto,de tal coisa".Ache o sentido nessa oração pra mim,e eu te parabenizo.Me veja o que?Me veja com isso em mãos?Me veja indo embora pra pagar?Ou,veja pra mim 6 pães?Porque ele pode ver,mas você não pediu que ele te desse.

É,como sou educada,mas tímida e,permitam-me dizer,considero-me uma pessoa com noção,opto pelo bom e velho,infalível,"Por favor,6 pães".E isso,garanto,ainda sai raspando da garganta,num rompante,quase como uma confissão de crime.

Meu cerébro sabe melhor que eu que sou tímida e educada,deveriam agilizar e deixar uma caderneta em quem eu escreveria tudo o que preciso:Pães-6,queijo prato-250gramas,acém moído-1Kg.
Pronto,todo mundo sai feliz e mais rapidamente.














E você sai sem dizer nada?
.....

Um comentário:

  1. brilhante! HUAHSUAHUS... nunca tinha parado para pensar na concordância do "me vê..." HUAHSUAHUS.
    Parabéns, ficou muito muito bom, amiga *-*

    ResponderExcluir